terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Filosofia de vida - certo e errado do ponto de vista da intenção

Há algumas coisas que precisamos aprender. Muitas delas podemos absorver prestando atenção ou ouvindo o que os outros têm a dizer.
Erros são erros quando alguém faz algo com a intenção de acertar, surpreendida pelo equívoco. Ora, parece óbvio. Mas não pode ser erro o que alguém faz com a intenção de causar o desentendimento, o dano, a maldade. A intenção é a chave. Certo e errado pode haver tanto em uma pessoa bem intencionada quanto a uma mal intencionada. Se uma pessoa mal intencionada planeja puxar o tapete de alguém e falha, foi um erro. Do ponto de vista dela. Do ponto de vista de suas intenções mais íntimas. Uma pessoa bem intencionada pretende fazer algo de bom omitindo uma informação, para evitar um desentendimento, para alegrar alguém ou para motivar. Distorce a realidade. Não consegue, cometeu um erro. E, quando consegue, a julgam. Acusam. Tempestade em copo d'água.
Que quero dizer é que o erro e o acerto, por termos a incapacidade de enxergá-los na maioria das vezes (dado que não conhecemos as intenções de todos a fundo), obscurece e nos faz cometer injustiças. Sim, é difícil admitir, pois é praticamente impossível fazer tudo certo, já que o certo é relativo, como citei acima. Mas é amplamente possível ter as melhores intenções.
Trata-se de um processo lento de construção de suas intenções perante a sociedade. Nem mesmo nossos familiares ou pessoas que nos relacionamos diariamente saberiam dizer se elas são boas ou más, pois além de terem de lhe conhecer a fundo, terão de ter boas intenções também.
Por isso o perdão é a ponte para a boa intenção. Cada um sabe de si, e onde se encaixa nessa questão. Quem é bem intencionado, entenderá os passos de um bom intencionado e perdoará o mal intencionado, pois sabe-se que uma pessoa é incapaz de reconhecer e entender algo que não amadureceu nela, que ela nunca recebeu em troca, nunca pôs em prática. E o mal intencionado precisará aprender com seus erros e acertos. Mais com os acertos, que com os erros! Porque cada acerto dele será uma má intenção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pontos de vista